HISTORIA
O conceito de disponibilizar serviços de software e hardware por uma rede global não é novo. Já podemos encontrar raízes desse conceito na década de 60, quando Joseph Carl Robnett Licklider, um dos responsáveis pelo desenvolvimento da ARPANET (Advanced Research Projects Agency Network), já havia introduzido a idéia de uma rede de computadores intergaláctica. A sua visão era a de que todos deveriam estar conectados entre si, acessando programas e dados de qualquer site e de qualquer lugar [MOHAMED 2009]. É válido ressaltar que grande parte das suas idéias forma o que hoje conhecemos como Internet.
Ainda na década de 60, John McCarthy, um famoso e importante pesquisador da área da informática, propôs a idéia de que a computação deveria ser organizada na forma de um serviço de utilidade pública, em que uma agência de serviços o disponibilizaria e cobraria uma taxa para seu uso [MOHAMED 2009].
Porém, um dos primeiros marcos para a computação nas nuvens só apareceu em 1999, com o surgimento da Salesforce.com, a qual foi a pioneira em disponibilizar aplicações empresariais através da Internet. A partir de então, o termo “computação nas nuvens” passou a ganhar mais espaço, e outras empresas também começaram a investir nessa área, como a Amazon, a Google, a IBM e a Microsoft [MOHAMED 2009]. A seção de Pesquisa e Desenvolvimento apresenta mais informações referentes aos projetos dessas empresas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário